Notícias


Gasto com cirurgia plástica e massagem pode ser abatido do IR; conheça outras deduções

UOL Notícias – Economia

Aiana Freitas
Do UOL, em São Paulo

Gastos com cirurgia plástica, colocação de marcapasso e manutenção de aparelho dentário são algumas das deduções pouco conhecidas pelos contribuintes, mas que são permitidas pela Receita Federal na declaração de Imposto de Renda. Eles devem ser informados como "despesas médicas", e não têm limite de valor.

No caso da cirurgia plástica, por exemplo, a Receita diz que os gastos podem ser abatidos mesmo que o procedimento tenha fins estéticos. "Quem compra uma prótese de silicone, por exemplo, também pode deduzir o valor da declaração se este gasto fizer parte da conta do hospital", afirma a gerente de tributos e especialista em Imposto de Renda da Fiscosoft, Vanessa Miranda.

Imposto de Renda: 7 deduções que pouca gente conhece

Foto 1 de 8 – Todos os anos, a Receita Federal divulga as regras para o envio da declaração de Imposto de Renda. Há poucas mudanças de um ano para outro, especialmente no que se refere às deduções que podem ser feitas pelos contribuintes. Além dos tradicionais gastos com consultas médicas e mensalidade da escola, existem outros abatimentos previstos na lei, mas pouco conhecidos. Confira a seguir alguns deles Arte/UOL

Da mesma forma, a colocação de uma prótese dentária também pode ser abatida, diz a diretora da Domingues e Pinho Contadores, Flávia Barbosa. Ela cita, ainda, a colocação de marcapasso como outra dedução prevista nas regras da Receita.

Quem faz tratamento médico no exterior também pode deduzir na declaração os gastos com consultas e cirurgias, por exemplo. Apenas as despesas com a viagem não podem ser abatidas.

Para Vanessa Miranda, muitas pessoas acabam pagando mais imposto ou recebendo uma restituição menor porque não conhecem detalhes como estes. "É uma questão de planejamento tributário", diz.