Notícias


Etanol sobe e inflação fica em 0,48% na cidade de São Paulo

Agência Brasil

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A inflação na capital paulista voltou a subir no início deste mês, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado hoje (11) pela entidade, registrou variação de 0,48% na primeira prévia de abril. Isso é 0,13 ponto percentual a mais do que a inflação verificada em março (0,35%).

Esse aumento interrompe a tendência de queda da inflação apontada pelo IPC desde o fim de janeiro. Naquele mês, a inflação em São Paulo fechou em 1,15%. De lá pra cá, o ritmo de alta de preço diminuiu até o final de março.

O aumento nas despesas de transporte, porém, pressionou a inflação novamente para cima em abril. Os itens do grupo subiram 1,40% na primeira prévia do mês e contribuíram com quase metade do índice geral de aumento de preços das últimas quatro semanas.

Dentre os itens que compõem o grupo, o etanol foi o que mais subiu. A alta foi de 16,67%.

Alimentação (0,52%) e habitação (0,28%) também subiram e colaboraram para a alta da inflação. Despesas pessoais (0,14%), saúde (0,51%) e educação (0,12%) também aumentaram, mas tiveram menos peso no resultado final da primeira prévia da inflação em abril.

O único grupo de despesas que registrou queda nos preços foi vestuário, com redução de 0,29%.

Edição: Juliana Andrade