Logo Leandro e CIA

Escrituração Contábil Digital: manifesto pela prorrogação

Publicado em:

Portal Contábeis

 

O principal motivo que se pede a prorrogação não é gargalo no sistema para recepção e sim, os riscos a saúde dos profissionais pelo excesso de trabalho

A Receita Federal informou, no oficio enviado para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e para o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), que o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) não será prorrogado.

Na justificativa da negativa, a RFB informa que não há mudanças no leiaute de entrega da escrituração, que o programa para validação e transmissão foi disponibilizado em janeiro deste ano e que não houve pendências de transmissão de arquivos por problemas do Receitanet, mesmo com o grande volume de informações transmitidas ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) no período.

Manifesto

A principal justificativa para o pedido de prorrogação da ECD não é a possibilidade de instabilidades nos sistemas de recepção da Receita Federal as vésperas da entrega das obrigações, e sim, os riscos a saúde dos profissionais envolvidos na elaboração das obrigações que a situação de acumulo de trabalho propícia. Merecia ser reconhecido de plano, pelo Sr. Secretário da Receita Federal do Brasil, a sobrecarga de tarefas geradas para os profissionais da contabilidade com o acumulo de obrigações a cumprir no mês de maio sob sua responsabilidade, fato este que, poderia gerar consequências extremamente graves como o aumento de doenças ocupacionais, em destaque, Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, um distúrbio psíquico que pode levar à depressão, exaustão extrema e estresse devido a um estado de esgotamento mental e físico, causados por excesso de “responsabilidades” no trabalho.

Prezados colegas de profissão, “ainda” dispomos das redes sociais e de canais eletrônicos de comunicação para manifestar. Envie sua manifestação ou divulgue este manifesto de inconformismo com a situação imposta a nossa classe.

Envie para

Secretário(a) Especial da Receita Federal do Brasil: [email protected]

Gabinete Ministro Economia: [email protected]

Presidente do Senado Federal – Rodrigo Pacheco: [email protected]

Presidência do Senado Federal [email protected]

Presidente da Câmara dos Deputados – Arthur Lira: [email protected]

CFC Presidência: [email protected]

Fenacon: [email protected]

Sescon SP: [email protected]

Sescon Regional Marilia: [email protected]

CRC SP: crcsp@crcsp.org.br

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?