Notícias


Entrega do IR já enfrenta congestionamento hoje

Marcelo Moreira

Quem deixar para enviar a declaração do Imposto de Renda pela internet a partir de hoje pode enfrentar congestionamento da rede, informa a Receita Federal. O prazo para entrega termina às 20h de sexta-feira.

A orientação é para que o contribuinte grave a declaração em disquete e a entregue nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal a partir da tarde de amanhã, caso não consiga enviar o documento pela web. As agências bancárias receberão o disquete até às 16h de sexta-feira. Os Correios receberão a declaração em papel, para quem a escolheu, até às 17h do mesmo dia.

A Receita prevê congestionamento na internet a partir da noite de hoje. O sistema da Receita tem capacidade para receber até 3 milhões de declarações por dia. Até ontem, 14,6 milhões de contribuintes tinham enviado o documento, 66% do total de 22 milhões que devem declarar renda. Faltam 7,4 milhões. No ano passado, 98% dos contribuintes optaram declarar pela internet.

Os horários mais disputados para o envio pela internet ficam entre 11 horas e 16 horas – o sistema, nesse período, ficará mais lento. O volume de acessos cai das 18 horas até as 10 horas, o que pode facilitar a entrega. O sistema sai do ar para manutenção entre 1 hora e 5 horas.

Quem atrasar a entrega do IR receberá notificação de multa ao enviar a declaração. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo, de 20% do imposto devido. A Receita manterá em São Paulo até amanhã o plantão gratuito para tirar as dúvidas sobre o preenchimento da declaração do IR.

Assim como ocorreu no ano passado, serão duas palestras diárias na sede do órgão, na Avenida Prestes Maia, no Centro da capital. A primeira palestra começa às 10 horas, no auditório do 22º andar, que tem capacidade para receber cerca de 70 pessoas. A segunda está marcada para as 14 horas.