Notícias


Empreender-JP supera expectativas e inscreve 7.035 pessoas

Secom-JP

As inscrições para o Programa Municipal de Apoio a Pequenos Negócios (Empreender-JP) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foram encerradas no fim da tarde desta segunda-feira (11). Superando todas as expectativas, este ano o número de novos inscritos chegou ao total de 7.035.

Ano passado o Empreender-JP realizou 2,4 mil cadastros. “Isso é o reflexo da credibilidade e do bom trabalho que estamos fazendo no município”, comemorou Rui Ribeiro, diretor de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp).

Além de oferecer o menor juro no mercado, o programa elabora todo um acompanhamento que dará suporte administrativo para o novo empreendedor. Todos os inscritos estão agendados para a avaliação do plano de negócio, que será analisado pelo o Comitê Gestor até o mês de setembro. A expectativa é de que em novembro cerca de mil pessoas recebam o cheque do financiamento. “Desta nova etapa, cerca de 100 pessoas já estão com o financiamento”, informou Rui Ribeiro.

Empreender-JP – É um programa permanente de crédito orientado do Governo Municipal que tem como objetivo gerar emprego, renda e ocupação em João Pessoa, contribuindo para inclusão social, por isso ele é voltado para uma parte da população que não tem acesso aos bancos, oferecendo a menor taxa de juros do mercado, que é de 0,9 % ao mês.

O Curso Capacitação para o Crédito, oferecido pelo Empreender, utiliza a metodologia Best Game para aprendizado lúdico, que foi adaptada pelo Sebrae-PB para ser usada em treinamentos para o público. Atualmente, é considerada a melhor ferramenta para inserção de pessoas que desconhecem técnicas de empresariar e têm um primeiro contato com o ambiente de competição que normalmente acontece nas empresas.

O planejamento do Programa Empreender-JP estabelece que, após a contratação dos empréstimos, os empreendedores/beneficiários sejam assistidos e acompanhados por agentes de crédito da PMJP/Sedesp, por meio de consultoria para corrigir possíveis desvios e ajudá-los no encaminhamento de soluções com o intuito de evitar o fim precoce de seus empreendimentos.