Notícias


Emissão de vistos dos EUA no Brasil aumentou 59% nos últimos seis meses

DA FRANCE PRESSE

Os Estados Unidos aumentaram em 59% a emissão de vistos no Brasil nos últimos seis meses, anunciou nesta quarta-feira (18) o departamento de Estado norte-americano, ao prognosticar que será cumprido o objetivo do presidente Barack Obama de ampliar em 40% o processamento de vistos em território brasileiro.

No primeiro semestre do ano fiscal de 2012 (outubro 2011-setembro 2012), os consulados no Brasil concederam 555 mil vistos, um aumento de 59% frente aos 350 mil concedidos no mesmo período do ano fiscal anterior.

Da mesma forma, o tempo de espera para uma entrevista para o visto se viu reduzido em duas semanas ou menos nos consulados de Brasília, Recife e Rio de Janeiro e para pouco mais de um mês em São Paulo, a cidade estrangeira com mais pedidos de vistos junto ao departamento de Estado.

O presidente Obama se dispôs em janeiro a acelerar a expedição de vistos para brasileiros e chineses como parte de um pacote de estímulo ao turismo.

Coincidindo com a visita da presidente Dilma Rousseff, em 9 de abril, a Washington, os Estados Unidos anunciaram novos consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre.

Um total de 820 mil brasileiros solicitaram entrar nos Estados Unidos entre outubro de 2010 e setembro de 2011 (ano fiscal 2011), dos quais 791 mil obtiveram autorização.