Notícias


Documento orienta micro e pequenas empresas a enfrentar crise

Logomarca do veículo

Material disponível no site do Sebrae/SP traz orientações e dicas para as empresas superarem com menos dificuldades o período de incerteza econômica e eventual desaceleração da economia

Alice Castanheira

São Paulo – A crise provocada por problemas econômicos nos Estados Unidos e na Europa irá atingir todos os países de forma mais ou menos intensa. As empresas brasileiras, dependendo do ramo de atuação, também poderão ser afetadas de diferentes formas. Diante desse cenário de turbulência econômica, o Sebrae em São Paulo preparou o documento Como agir na crise. O documento traz orientações e dicas para as empresas superarem com menos dificuldades o período de incerteza econômica e eventual desaceleração da economia.

De forma didática e com uma linguagem acessível, o documento é dividido em duas partes. A primeira orienta como as micro e pequenas empresas devem agir na crise em oito situações específicas, que são: MPE que vendem para o consumidor final no mercado interno; MPE que vendem para grandes empresas; MPE que vendem bens de capital; Pequenas empresas que utilizam crédito bancário para financiar a venda de seus produtos para o consumidor final; pequenas empresas que precisam de crédito bancário para capital de giro e investimento; pequenas empresas importadoras ou que utilizam insumos importadoras; e, Investir ou não investir?

A outra parte do documento, mais abrangente, vale para todos os empresários. Neste caso, a dica é atenção nas vendas, na definição de preços e obtenção de recursos. Segundo o diretor-técnico do Sebrae/SP, Paulo Arruda, o documento é importante porque orienta os empreendedores e também ajudará a Instituição a definir futuras ações. “É preciso manter a calma, apesar de tudo. O momento exige cautela, atenção, sensatez e disposição para eventuais ajustes”, afirma.

De acordo com o IBGE, o Brasil possui 14,8 milhões pequenos negócios, sendo 4,5 milhões de empresas formalizadas e 10,3 milhões de informais. Juntos, elas respondem por 28,7 milhões de empregos e por 99,23% dos negócios do País.

Além do documento, que pode ser consultado no site da Instituição, o Sebrae/SP oferece aos empreendedores uma série de palestras gerenciais gratuitas e cursos de gestão empresarial com preços acessíveis. Mais informações podem ser obtidas no site da Instituição no endereço www.sebraesp.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800. Já no endereço www.sebraesp.com.br/midiateca é possível ver e ouvir entrevista sobre o tema com o gerente do Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae/SP, Marco Aurélio Bedê.

Links:
http://www.sebraesp.com.br/sites/default/files/como_agir_na_crise_0.pdf
http://www.sebraesp.com.br/fique_olho/como_agir_na_crise

Serviço:
Sebrae/SP – (11) 3177-4500