Notícias


Dia do contabilista – 25 de abril

Portal da Classe Contábil

Entre amigos ou mesmo no seio de uma classe profissional, comemorar uma data ou aniversário é trazer à memória e fazer recordar de forma solene e festiva um determinado momento que nos vincula e nos faz centro das merecidas atenções.

O dia 25 de abril é um desses dias que merece uma comemoração de forma toda especial. É o dia do contabilista, profissional de elevado valor social, de cujo trabalho depende as empresas e demais organizações e entidades, sob os mais variados aspectos das suas atividades. O profissional da contabilidade tem sido e continuará sendo indispensável à sociedade, sobretudo quanto a um dos mais entes mais valiosos conferidos ou conquistados pelos cidadãos – o seu patrimônio.

Sabe-se que dentre os elementos mais desejados pela sociedade moderna, o patrimônio ocupa lugar de destaque, estando para muitos na primeira fila na ordem de preferência, sem prejuízo, entretanto, dos bens morais e da grandeza ética que cada um deve possuir. Este patrimônio é o objeto fundamental da contabilidade, e se constitui em ponto de convergência sobre o qual incidem estudos e pesquisas no campo contábil, especialmente nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, observando suas variações, quando este patrimônio está vinculado a pessoas, empresas e todas as demais entidades, em que suas decisões quando tomadas dentro da boa técnica, são sustentadas pelas informações produzidas pela contabilidade.

Em decorrência do seu indissociável vínculo como um dos fatores que contribuem com a geração de riqueza entre os povos, a profissão contábil é fértil quanto às oportunidades e campos de atuação. Por intermédio do ser trabalho e do seu juízo, contador, pode exercer suas atividades nas mais diversas funções, tais como, assessor, analista, auditor, perito, consultor, professor, dentre outras. Neste contexto o contabilista registra, quantifica, projeta, analisa, avalia, orienta e produz outros elementos, de cuja essência, dependem os organismos econômicos, administrativos e financeiros, sobretudo para decidir, manter ou reorientar as ações e os rumos dos negócios para a boa gestão das organizações. 

A atividade contábil, pela sua grandeza, se fundamenta em princípios, leis e outras normas decorrentes das relações sociais entre pessoas, empresas e instituições em geral, sendo portanto, vinculada à área das ciências sociais aplicadas, com implicações em toda a comunidade.

Destaque-se ainda que, dada a sua importância e relevância da atuação do profissional contábil no na sociedade, a profissão contábil é a única que está presente de forma regulamentar no Código Civil Brasileiro, cujo diploma legal reservou seções exclusivas dedicadas a atividade contábil e ao contabilista, dando-lhe maior visibilidade social.

Diante de sua imensa inserção social e para a sintonia entre a sua grandeza e o seu exercício no dia a dia, o contabilista deve manter-se sempre atento aos bons procedimentos éticos, sobretudo no que se refere à honestidade, dignidade e liberdade profissional.  A honra e o decoro representam a base da correção moral de qualquer profissional, que no exercício das suas atividades deve manter sua independência e autonomia que lhe garantirão sua liberdade profissional.

Assim, neste memorável dia 25 de abril, data em que comemoramos no Brasil o dia do contabilista, fiz as considerações acima sobre sua importância e responsabilidade perante a sociedade, por entender que é sempre oportuno destacamos os aspectos relevantes que tornam os contabilistas, profissionais merecedores de reconhecimento e elevado valor social.

PARABÉNS A TODOS OS CONTABILISTAS DO BRASIL. 

Cordialmente,

José Carlos Fortes
Presidente do Grupo Fortes de Serviços e
Editor do Portal Classe Contábil