Notícias


Demonstração financeira com padrão mundial já possui Instrução

Maria Cláudia Almeida


A Comissão de Valores Mobiliários(CVM) publicou na última sexta-feira a Instrução CVM nº 457, que trata da elaboração e divulgação das demonstrações financeiras consolidadas com base no padrão contábil internacional. De acordo com comunicado da autarquia à imprensa, a norma faz parte do processo de convergência internacional, ao possibilitar que as companhias abertas tenham a opção, de 2007 a 2009, de apresentar suas demonstrações consolidadas com base nas regras do International Accounting Standard Board – IASB. A Instrução também determina que a partir do exercício 2010 a adoção das normas internacionais do IASB é obrigatória.

Entre os itens da Instrução nº 457 está a dispensa, no primeiro exercício de adoção antecipada das normas, da apresentação, para fins de comparação, das demonstrações consolidadas do exercício anterior elaboradas no padrão contábil brasileiro. A Instrução nº 457 da CVM determina ainda, entre outras questões, que os auditores independentes deverão emitir opinião sobre a adequação das demonstrações financeiras consolidadas às normas internacionais de contabilidade.

A Instrução, que pode ser encontrada na íntegra no site da autarquia, entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.