Notícias


Copom deve aumentar Selic na primeira reunião do ano

Agência Brasil

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em sua primeira reunião do ano, hoje (18) e amanhã, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve aumentar a taxa básica de juros (Selic) dos atuais 10,75% para 11,25%, de acordo com analistas financeiros que responderam à pesquisa Focus do Banco Central (BC) na última sexta-feira (14).

Eles entendem que o Copom terá de corrigir a Selic para cima como forma de conter as pressões inflacionárias que vêm ocorrendo há quatro meses e tendem a aumentar em janeiro e fevereiro, por causa do reajuste das despesas escolares e dos pagamentos do IPTU e IPVA.

Economista-chefe do Banco Schahin, Silvio Campos Neto acredita, inclusive, que outras altas serão necessárias ao longo de 2011, apesar de o país deter a maior taxa de juros entre as economias desenvolvidas e emergentes.

A primeira reunião do Copom sob o comando do novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, começará à tarde, mas uma definição sobre a Selic só será divulgada amanhã à noite quando terminar a segunda parte da reunião.

Edição: Graça Adjuto