Logo Leandro e CIA

Contabilistas ampliam conhecimento para atender microempresas

Publicado em:

De acordo com o dicionário a palavra contabilidade é a ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro na movimentação financeira de uma firma ou empresa, e um contabilista tem por atividade a escrituração. Mas, um profissional atento aos novos rumos das micro e pequenas empresas, deve se preparar para atender não só serviços fiscais,  como também disponibilizar conhecimentos que possam auxiliar na gestão empresarial, elaborando diagnósticos para seus clientes.

Uma forma de se atualizar das especificidades do mercado é ‘Contabilizando o Sucesso’. Não se trata de um grupo de auto-ajuda, e sim de um <a oncontextmenu="function anonymous()
{
return false;
}” onmouseover=”function anonymous()
{
hw3564230342267(event, this, -620846109); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=solid;
}” style=”CURSOR: hand; COLOR: #510000; BORDER-BOTTOM: 1px dotted; TEXT-DECORATION: underline” onclick=”function anonymous()
{
hwClick3564230342267(-620846109);return false;
}” onmouseout=”function anonymous()
{
hideMaybe(event, this); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=dotted 1px;
}” href=”http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?57283#”>curso para ajudar o contabilista a mudar mentalidades e atitudes, fazendo ressurgir um profissional mais preparado para receber seus clientes. O projeto proporciona aos contabilistas as condições de exercerem uma atividade diferenciada, voltada para a gestão empresarial e elaboração de diagnósticos para suas empresas clientes.

Na Paraíba, desde 2003 o curso, que tem duração de 208 horas, vem capacitando profissionais filados ao Conselho Federal de <a oncontextmenu="function anonymous()
{
return false;
}” onmouseover=”function anonymous()
{
hw10479257761267(event, this, -620846109); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=solid;
}” style=”CURSOR: hand; COLOR: #510000; BORDER-BOTTOM: 1px dotted; TEXT-DECORATION: underline” onclick=”function anonymous()
{
hwClick10479257761267(-620846109);return false;
}” onmouseout=”function anonymous()
{
hideMaybe(event, this); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=dotted 1px;
}” href=”http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?57283#”>Contabilidade (CFC), que atendem as micro e pequenas empresas. No total já são cinco turmas formadas, sendo que a última está com o encerramento marcado para o dia 4 de janeiro, e 106 contabilistas aptos a prestarem consultorias. A capacitação é oferecida pelo Sebrae e o CFC em todo o Brasil.

O programa tem ajudado os contabilistas a despertar funções como o controle de documentos de despesas e receitas, os valores patrimoniais, avaliação de contas de forma a determinar os impostos que devem ser pagos ao Estado, elaboração de pareceres e aconselhar gestores.

Irauna Rocha, contabilista desde 2003, já tinha conhecimento do programa e já está colhendo os frutos antes mesmo de encerrar as atividades do curso. “Estou fazendo consultorias no Sertão e também ampliando minha rede de contatos, pois estou interagindo com vários profissionais que estão fazendo o curso”, afirma.

De acordo com o Sebrae, cerca de 22% dos empreendimentos fecham antes de completarem dois anos, devido a vários motivos, entre eles a excessiva burocracia, taxa de juros e principalmente a ausência de conhecimentos gerenciais.

A coordenadora do Conselho Regional de Contabilidade, Elza Dantas de Albuquerque teve seu primeiro contato com o ‘Contabilizando o Sucesso’ em 2003, onde recebeu o treinamento em Brasília. Ela já está vendo os resultados positivos para as micro e pequenas empresas. “O programa tem ajudado a desenvolver uma consultoria nas empresas, fazendo diminuir a mortalidade”, enfatiza.

Segundo Cláudio Soares, consultor do Sebrae Paraíba e interlocutor do "Contabilizando", já existem novas metas para 2008. “Entre as estratégias para o próximo ano está à formação de uma nova rede que agregará todos os profissionais que concluíram o curso, com a articulação de Elza Dantas”, revela.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: