Consumo de energia do Nordeste passa o do Sul pela 1ª vez
Publicado em:
Fonte: Redação Terra
O consumo de energia elétrica residencial da região Nordeste do Brasil ultrapassou pela primeira vez o da região Sul, informou nesta quarta-feira a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Pelos dados de 12 meses, encerrados em maio, a região Nordeste apresentou um consumo de 15,4 mil gigawatts-hora (GWh), ante 15 mil GWh da região Sul.
Segundo o órgão, mesmo tendo o dobro de habitantes, o Nordeste, de acordo com dados de 2004, detinha apenas 16% do consumo residencial de eletricidade do País, ante 18% da região Sul.
A EPE destacou que o fenônemo é consistente e não se trata de algo isolado. "Há seis meses verifica-se tendência crescente na diferença entre o consumo dessas regiões", informou a empresa.
Outra constatação da EPE, divulgada por meio do relatório "Consumo Residencial de Energia Elétrica na Região Nordeste", foi que a taxa de atendimento do serviço de energia elétrica nas residências do Nordeste se igualou, também pela primeira vez, à média brasileira.
"Enquanto a cobertura do fornecimento no Brasil passou de 92% para 96% entre 2003 e 2007, o crescimento observado na região foi de 86% para 95% no mesmo período", informou a EPE.
A explicação para o aumento do consumo de energia elétrica na região Nordeste, segundo o levantamento, decorre principalmente da elevação das condições de renda da população.
Nesse contexto, a EPE destacou as transferências do Bolsa Família à região, que recebeu mais de R$ 13 bilhões pelo programa desde 2003; os aumentos reais do salário mínimo e a expansão da oferta de crédito, como fatores que facilitaram o acesso a eletrodomésticos como geladeira e televisão.
"Ambos os equipamentos respondem, em média, por cerca de 30% do consumo de energia elétrica em uma residência. (…) A expansão da presença de refrigeradores e televisores nos lares nordestinos foi de mais de 6,5 p.p. (pontos percentuais) entre 2002 e 2006, contra uma média nacional de 2,5 a 3 p.p.", informou o levantamento.

