Notícias


Confira como pagar o IPTU e IPVA em 2009

PORTAL TERRA

Como todo ano, o IPTU e o IPVA são os primeiros tributos que demandam atenção do contribuinte. Como são de competência de Estados e municípios, e cada um tem autonomia para definir seus calendários, nem todos os governos divulgaram as informações a respeito da tabela 2009 desses impostos.

» Confira os Estados que divulgaram o IPVA 2009
» Confira as cidades que divulgaram o IPTU 2009

O Terra fez um levantamento de todos os governos estaduais e capitais de Estados que já definiram o cronograma de pagamento do IPTU e IPVA para este ano e mostra até quando o contribuinte deve pagar, prazos para quitação com desconto e formas de parcelamento.

Acre
O governo do Estado do Acre ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009. A prefeitura do município de Rio Branco também não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Alagoas
Os motoristas que têm seus veículos registrados em Alagoas terão duas opções de pagamento: em cota única, com desconto de 10% até o último dia útil de fevereiro, e em três parcelas, com vencimento dependendo do número final da placa do veículo.

A prefeitura de Maceió ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Amapá
O governo do Estado do Amapá ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009. A prefeitura do município de Macapá também não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Amazonas
Os proprietários de veículos no podem parcelar o imposto em três vezes ou pagar com desconto de 10%, em cota única, no vencimento da 1ª parcela. Para quem quiser quitar em cota única, mas no dia de vencimento da 2ª parcela, o desconto será de 5%. O prazo para pagamento do IPVA 2009 começa a partir último dia de janeiro.

A prefeitura de Manaus ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Bahia
Na Bahia, o contribuinte pode quitar o IPVA em cota única, com desconto de 5% ou em três parcelas. O tributo tem o primeiro vencimento em março e o dia varia de acordo com o final da placa do carro.

A prefeitura de Salvador ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Ceará
O governo do Esatdo do Ceará ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009.

O contribuinte de Fortaleza terá desconto de 10% sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2009 se realizar o pagamento à vista até o dia 6 de fevereiro e 5% de desconto para pagamento até o mesmo dia de março. O parcelamento do valor pode ser feito em até 11 vezes desde que a parcela mínima não seja inferior a R$ 30. As prestações vencem no 5º dia útil de cada mês, também começando em fevereiro.

Distrito Federal
O governo do Distrito Federal ainda não divulgou informações sobre o IPTU e IPVA 2009.

Espírito Santo
O governo do Estado do Espírito Santo ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009.

A prefeitura de Vitória oferece desconto de 8% aos contribuintes que pagarem o IPTU 2009 do município até o dia 16 de março. Se a opção for pelo pagamento parcelado, o vencimento da primeira prestação ocorre nesse mesmo dia. Proprietários que receberem um valor de IPTU inferior a R$ 100 poderão pagar em cinco vezes e valores acima disso podem ser parcelados em 10 vezes.

Goiás
O governo do Estado de Goiás ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009, assim como a prefeitura de Goiânia não o fez a respeito do IPTU.

Maranhão
Os contribuintes do Maranhão podem pagar o IPVA 2009 a partir da primeira semana de janeiro, quando o boleto estará disponível na Internet(www.sefaz.ma.gov.br). O imposto pode ser parcelado em três vezes ou pago à vista e não há desconto em nenhuma das opções.

A prefeitura de São Luís ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Mato Grosso
O pagamento do IPVA em Mato Grosso pode ser feito em cota única, com 5% de descontou ou parcelado. O vencimento começa em janeiro e segue de acordo com a placa do veículo.

A prefeitura de Cuiabá ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Mato Grosso do Sul
O IPVA no Mato Grosso do Sul pode ser pago em cota única, com desconto de 10% ou em três parcelas. A primeira parcela, assim como o prazo para pagamento da cota única, terminam em 30 de janeiro.

O IPTU em Campo Grande pode ser pago com desconto de 20%, em cota única, ou 10% em parcelas, contanto que o imóvel não possua dívida. A primeira parcela e o prazo para pagamento em cota única vencem em 10 de fevereiro.

Minas Gerais
O IPVA em Minas Gerais pode ser pago em cota única, com 3% de desconto, ou em três parcelas. O vencimento da primeira parcela e do prazo para pagamento à vista é dia 19 de janeiro, para veículos com placa final um e segue até o final do mês, de acordo com o número final da placa.

O IPTU em Belo Horizonte pode ser pago com desconto de 7% se quitadas, no mínimo, duas parcelas de 12 totais até o dia 16 de janeiro. Caso o contribuinte opte pelo pagamento parcelado e sem desconto, o primeiro vencimento ocorre dia 19 de janeiro.

Pará
A data de pagamento do IPVA com desconto no Pará varia de acordo com os dois números finais da placa do veículo. A primeira parcela, de um total de três, assim como a data de validade para cota única com desconto, vence dia 13 de janeiro. O desconto para cota única é de 5%, mas pode ser ainda maior, caso o motorista não tenha cometido irregularidades de trânsito.

A prefeitura de Belém ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Paraíba
O governo do Estado da Paraíba ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009.

Os contribuintes do município de João Pessoa terão desconto de 15% se pagarem o IPTU 2009 à vista até o dia 27 de fevereiro. O vencimento da primeira parcela, caso o proprietário opte pela quitação em várias cotas, ocorre no mesmo dia, porém sem desconto. O imposto poderá ser divido em até 10 vezes.

Paraná
O pagamento do IPVA no Paraná em cota única deve ser feito entre os dias nove e 20 de fevereiro, o desconto oferecido ao contribuinte é de 5%. Quem optar pelo pagamento do imposto parcelado, poderá dividir o valor total em cinco vezes, a partir de março, sempre dos dias 9 ao 20 de cada mês, dependendo do final da placa do veículo.

O IPTU em Curitiba pode ser pago em cota única, com desconto de 7%, ou em 10 parcelas.

Pernambuco
O governo do Estado de Pernambuco ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009. A prefeitura do município de Recife também não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Piauí
Os proprietários de veículos no Piauí terão a partir da primeira semana de janeiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme o dígito final da placa. O pagamento pode ser feito em três parcelas, ou em cota única, com desconto de 15%. A data final para quitação da primeira parcela ou pagamento à vista é o último dia útil de janeiro.

A prefeitura de Teresina ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Rio de Janeiro
Vencem em janeiro os prazos para pagamento de IPVA com desconto, em cota única, ou primeira parcela do IPVA 2009 no Estado do Rio de Janeiro, conforme o dígito final da placa. O primeiro vencimento, em cota única, com desconto, para placas com final zero, é 13 de janeiro. O imposto ainda pode ser quitado em três vezes.

O IPTU 2009 tem o primeiro vencimento dia cinco de fevereiro, no município do Rio de Janeiro. Nesta data, pagam contribuintes que optarem pela cota única, com desconto de 7%, ou a primeira parcela das 10 em que pode ser dividido o imposto.

Rio Grande do Norte
O governo do Rio Grande do Norte ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009. A prefeitura de Natal também não divulgou a tabela do IPTU 2009.

Rio Grande do Sul
Os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul terão até o dia 9 de janeiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em parcela única e com descontos de até 24,17%. Se o contribuinte não optar pelo pagamento em parcela única até o dia 9 de janeiro, tem a possibilidade de pagar à vista ou em três parcelas, com descontos que podem chegar a 19,71% (de 10 a 30 de janeiro), 17,5% (de 2 a 27 de fevereiro) e 16,7% (de 2 a 31 de março).

O contribuinte que preferir parcelar o imposto, precisa solicitar essa forma de pagamento até o último dia útil de janeiro. Nesse mesmo dia vence a primeira prestação de quem fizer a opção de parcelamento.

Os contribuintes de Porto Alegre têm até o dia 2 de janeiro para pagar o IPTU em cota única e com 20% de desconto. Para pagamento em cota única de 3 de janeiro a 10 de fevereiro, o desconto será de 10% e parcelamento do imposto em 10 vezes não terá abatimento.

Rondônia
O governo do Estado de Rondônia ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009.

O IPTU 2009 do município de Porto Velho tem o primeiro vencimento em 31 de janeiro. O tributo poderá ser parcelado em até 10 vezes. O contribuinte que escolher pagar o imposto em cota única terá desconto de 20% até 31 de janeiro e de 10% até 28 de fevereiro. Até dia 31 de março o proprietário do imóvel também poderá realizar o pagamento em uma única prestação, porém sem desconto.

Roraima
Os proprietários de veículos em Roraima podem pagar o IPVA 2009 em três parcelas, ou em parcela única, com descontos de 10% ou 5%. A primeira parcela para pagamento em três vezes e também para o pagamento em cota única vence no último dia útil de janeiro, para veículos com placa final um e segue nos meses seguintes, de acordo com a placa do automóvel.

A prefeitura de Boa Vista ainda não divulgou a tabela do IPTU de 2009.

Santa Catarina
Os motoristas de Santa Catarina terão de janeiro a outubro de 2009 para iniciar o pagamento do IPVA de seus veículos. Há duas opções de pagamento: à vista ou em três vezes. No caso do pagamento à vista, o primeiro vencimento é no último dia útil de janeiro para os proprietários de veículos com placa de final um.

A prefeitura de Florianópolis ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

São Paulo
Os proprietários de veículos usados que efetuarem o pagamento do IPVA em São Paulo em cota única no mês de janeiro de 2009 terão desconto de 3%. O dia do vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo. A primeira data é nove de janeiro. O IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro e março.

A prefeitura de São Paulo ainda não divulgou informações sobre o IPTU 2009.

Sergipe
O governo do Estado do Sergipe ainda não divulgou informações sobre o IPVA 2009.

O IPTU de 2009 do município de Aracaju terá redução de até 10% para pagamentos à vista até o dia de vencimento da primeira parcela, que varia de acordo com os bairros onde estão os imóveis, do dia 31 de janeiro até 6 de fevereiro. O imposto pode ser dividido em até 10 parcelas, desde que elas não sejam inferiores a R$ 50.

Tocantins
O IPVA no Tocantins será pago de acordo com o algarismo final da placa do veículo, sendo concedido desconto de 10% para quem optar por pagar em parcela única dentro do vencimento da placa. O contribuinte poderá ainda fazer a quitação em parcelas, não excedendo o número de quatro com valor mínimo de R$ 50, ou em parcela única sem desconto na data que seria da última parcela, caso o imposto fosse dividido. As parcelas começam a vencer em fevereiro.

Os contribuintes de Palmas terão até 30% de desconto no IPTU 2009 se optarem por pagar o imposto à vista até a data do vencimento. Proprietários de terrenos vagos, sem nenhuma construção, devem realizar o pagamento da cota única até dia 15 de fevereiro e os donos dos terrenos edificados terão até dia 15 de março para aproveitar o abatimento.

A primeira prestação, para quem escolher parcelar o valor do IPTU, vence no mesmo dia do pagamento à vista. As parcelas seguintes têm vencimento todo dia 15 dos meses subseqüentes, não ultrapassando um total de 10 prestações.