Logo Leandro e CIA

Como são as regras de adesão do Simples Nacional?

Publicado em:

SEU CRÉDITO DIGITAL

Simples Nacional foi um regime tributário criado para simplificar a vida de empreendedores. Veja as regras para aderir ao regime

Se você quer abrir uma empresa, deve entender um pouco sobre tributação. Afinal, no Brasil a questão tributária é complexa, e sonegação de impostos pode trazer muitos problemas judiciais. Nesse sentido, um dos regimes mais conhecidos e comuns entre micro e pequenas empresas é o Simples Nacional.

Assim, é preciso entender quais são as regras de adesão a este regime, e quais impostos você passará a pagar. Então, para saber mais, confira a seguir.

Simples Nacional: veja como se enquadrar nesse regime tributário

Dessa forma, como explicamos, o Simples Nacional é um regime tributário voltado a microempresas e empresas de pequeno porte. Ele surgiu para simplificar as declarações e unificar os impostos pagos. Em geral, ele oferece muitas vantagens, afinal reúne até 8 tributos (incluindo IRPJ, CSLL, Pis/Pasep, ICMS e ISS) em uma guia de reconhecimentos. Essa guia é chamada de DAS ( Documento de Arrecadação do Simples).

Nesse sentido, o Simples Nacional facilita a vida de quem quer empreender em pequenos negócios. Quanto às regras de adesão do programa, estão:

  • Ter uma receita bruta anual de no máximo R$ 4,8 milhões;
  • Estar no ramo de comércio, prestação de serviços e indústria;
  • Não possuir débitos com a Receita Federal, Estadual, Municipal e/ou Previdência, nem sócio que more no exterior;
  • Não ser uma S/A e nem estar irregular com os cadastros fiscais.

Por fim, a alíquota a ser paga depende do faturamento do negócio. Quanto maior, mais impostos você paga. Mesmo assim, este regime Simples Nacional costuma ser extremamente vantajoso. Para mais informações acesse o site do regime.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?