Notícias


Como a contabilidade pode gerar novas alternativas e mudar a ideia de um gestor

CONTABILIDADE NA TV

 

 

 

 

 

Para que um gestor possa ter sucesso em uma empresa, ele precisa de diversas qualidades específicas, e ter dentro da empresa sistemas e procedimentos que facilitem a gestão do negócio.

Segundo especialistas o papel da contabilidade para as empresas é fundamental, principalmente para as pequenas e médias empresas, que ainda estão se desenvolvendo, e onde em geral os gestores não tem o conhecimento contábil e tributário necessário para gerir com sucesso, seus negócios.

Hoje com a ajuda do contador o gestor consegue visualizar com mais clareza seus custos, despesas e receitas, para poder tomar decisões dentro da empresa.

Para um gestor as informações da contabilidade são estritamente necessárias para qualquer tomada de decisão, principalmente quando essas decisões envolverem redução da carga tributária, e o estudo de indicadores contábeis para aperfeiçoamento de processos dentro da empresa.

De maneira geral, a contabilidade só traz benefícios, e novas possibilidades para o gestor eficiente que sabe trabalhar ao lado do contador. Em geral esse trabalho em equipe é difícil para alguns gestores, isso porque o foco deles normalmente está apenas no negócio, e acha que o contador é só um mal necessário. Engana-se neste ponto, pois está perdendo um grande aliado para o seu negócio. Em se falando em fazer negócio a contabilidade abre horizontes, pois se o gestor compreender bem os dados fornecidos pela contabilidade poderá conseguir melhores condições contratuais com seus fornecedores e demais credores, o que acarreta em diminuições de juros pagos pela empresa por exemplo, aumentando seu crédito.

Em alguns casos a melhora na tomada de decisão dos gestores, pelo bom uso das informações contábeis melhora não só a parte econômica, como fiscal das empresas, sem contar que o ambiente empresarial para o gestor se tornará mais forte e transparente.

Estamos em uma época que os empresários e gestores precisam ter mais conhecimento contábil, pois a contabilidade é a linguagem dos negócios, e sem isso nenhum gestor estará completo.

Em uma visão geral, a linguagem contábil e financeira auxilia na tomada de decisão, pois por meio dela o gestor saberá também se precisa reduzir despesas, ou se deve fazer novos investimentos.