Notícias


Com planejamento, acertar as contas com o Leão pode ser simples

Siga as recomendações dos especialistas e seja um dos primeiros a entregar o Imposto de Renda no próximo ano

Yolanda Fordelone – AE

Se você é como a maioria da população, e só se preocupa com a declaração de Imposto de Renda no prazo final para a entrega do documento, o portal AE Investimentos preparou um check list que facilitará seu planejamento para o próximo ano. Afinal, quem entrega a declaração por último, e tem restituição a receber, entrará nos últimos lotes, perdendo a chance de ter o dinheiro em junho.

“Só há vantagens em deixar toda a documentação organizada”, diz sócio-diretor da NK Contabilidade, Rogério Kita. Além de receber a restituição nos primeiros lotes, o contribuinte organizado não corre o risco de perder o prazo e ter de pagar multa que é de 1% sobre o imposto devido ao mês, sendo o mínimo de R$ 165 e o máximo de 20% do valor a ser pago.

A organização também facilita a vida do contribuinte caso ele tenha que fazer uma retificação. Caso contrário, se perder comprovantes e informar dados errados na declaração, pode cair na “malha fina” da Receita Federal. Pelo próprio site da Receita, depois da declaração é possível verificar se existe alguma pendência. Caso haja, o contribuinte não precisa esperar ser acionado pelo governo para prestar esclarecimentos. Ele já pode enviar a declaração retificadora com as informações corretas.

O coordenador editorial da consultoria tributária IOB, Edino Garcia, recomenda que todos os documentos sejam guardados num só lugar. “Compre uma pasta com divisórias. Facilita na hora de achar cada comprovante”, recomenda. O começo do ano, segundo ele, é a época recomendada para já começar a guardar os documentos.