Notícias


Cerca de 9 milhões ainda não entregaram o IR

A cinco dias do prazo final para a entrega do Imposto de Renda, cerca de 42%, ou pouco mais de 9 milhões de contribuintes, ainda não acertaram as contas com o Leão.

No último levantamento divulgado pela Receita, 12,802 milhões de pessoas entregaram a declaração. Esse universo equivale a cerca de 58% das 22 milhões de declarações esperadas pela Receita Federal. O prazo final para a entrega é a sexta-feira, dia 28, às 20h.

Segundo o último boletim divulgado pela Receita, o dia com o maior movimento foi a quarta-feira, 19, quando 609 mil declarações chegaram aos computadores do Fisco.

Em média, cerca de 61 mil declarações estão sendo entregues por hora. Devem declarar todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 13.968 em 2005.

A declaração é feita em programa de computador que pode ser baixado no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), disquete ou no tradicional formulário de papel. Quem atrasar o acerto de contas vai receber uma notificação online de multa, que terá valor mínimo de R$ 165,74 e pode chegar a até 20% do imposto devido pelos contribuintes que têm valor a pagar ao Leão.

Aos que ainda não declararam, é preciso atentar para o horário em que os computadores da Receita param para manutenção. Diariamente, de madrugada, da 1h às 5h, não é possível entregar a declaração.