Celular pré-pago no Brasil é o 4º mais caro do mundo
Publicado em:

Estudo do Ministério das Comunicações mostra tarifas mais elevadas que EUA, China e Rússia
Jamil Chade, do Estadão
Veja também:
Blog do Renato Cruz – O preço do pré-pago
Brasil tem o iPod mais caro do mundo
Segundo o ministro de Comunicações, Hélio Costa, a meta do governo agora é a de convencer as operadoras a reduzir os preços. "Fizemos um levantamento em todo o mundo e concluímos que o que se cobra no Brasil é alto demais", afirmou Costa. Segundo ele, a média do valor é de R$ 1,25 ou R$ 1,20 por minuto.
"Apenas os países escandinavos e o Japão têm tarifas mais altas que o Brasil", alertou o ministro. "As operadoras negam isso e alegam que há descontos para quem compra mais créditos. Mas a realidade é que a unidade é esse valor", disse. "Temos um sistema caro e pouco usado. Precisamos mudar isso", afirmou o ministro, que está em Genebra para reuniões diplomáticas.
Costa, porém, não defende a criação ainda de tetos para esses serviços. "Temos de negociar. Não há outra solução", disse.
O ministro admite que as operadoras ficaram "assustadas" quando o governo primeiro chamou para debater o assunto. "Mas tentamos convencê-los de que, se o preço for reduzido, ampliaremos o número de usuários, o que irá compensar a queda nos preços", disse.