Notícias


Campanhas para esclarecimento de dúvidas sobre Imposto de Renda chegam a João Pessoa

paraíba.com.br

 

 

 

As campanhas Declare Certo e IR Legal chegam a João Pessoa para auxiliar o contribuinte no preenchimento adequado das declarações para a Receita Federal, esclarecendo as principais dúvidas dos contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A programação acontece não sóem João Pessoa, mas também em Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

Promovidos pelos Sescons e Sescaps, filiados à Fenacon entidade que reúne mais de 400 mil empresas das áreas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas , os mutirões ocorrem em locais com grande circulação de pessoas, como praças, shoppings e universidades. Além disso, palestras também são realizadas a fim de evitar erros na declaração.

As informações precisam ser preenchidas com exatidão para que o documento não caia na malha fina, já que a fiscalização da Receita Federal está cada vez mais rígida. A inexperiência do contribuinte é um dos principais motivos que levam a erros e omissões na declaração. A assistência também assegura a identificação do melhor modelo: o completo ou o simplificado,explica o presidente da Fenacon, Mario Berti.

Os plantões de atendimento contam com a participação voluntária de empresários contábeis, que orientam os contribuintes sobre os itens a serem declarados, como a aquisição bens de consumo acima de R$ 5 mil, por exemplo. “Éimportante ter em mãos todas as notas que comprovem a compra desses produtos, especialmente veículos e imóveis, afirma Berti.

Informações

Outras informações podem ser obtidas com o Sescap/Sescon de cada região. A lista completa de entidades e os respectivos contatos estão disponíveis por meio do site da Fenacon (www.fenacon.org.br), no menu Sindicatos filiados”.

Assessoria