Notícias


Brasil tem um dos piores sistemas financeiros, aponta estudo

Fonte: Redação Terra

Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Econômico Mundial colocou o Brasil como tendo um dos piores sistemas financeiros do mundo. No ranking, o País ficou na 40ª posição entre os 52 pesquisados, com 3,28 dos sete pontos possíveis.

O documento levou em consideração o sistema financeiro e o mercado de capital de 52 países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Os Estados Unidos ficaram na primeira posição, com 5,85 pontos, seguido do Reino Unido, com 5,83 pontos.

O ranking leva em consideração mais de 120 aspectos das economias locais, como estabilidade institucional, ambientes empresariais, equilíbrio financeiro, além do tamanho dos mercados de capitais, entre outros aspectos.

Apesar da atual agitação financeira, com a falência de bancos e a necessidade de ajuda dos governos, os Estados Unidos e Reino Unido aparecem no topo do ranking por seus mercados "robustos" e a "força dos sistemas financeiros".

Segundo o Fórum Econômico Mundial, países como México e Peru, apesar de valores mais baixos para que sejam feitos negócios e respeito às exigências de regulamentação, não foram capazes de transformar tais "forças em mercados financeiros robustos".

Se considerados os países da América Latina, o Brasil ocupa a terceira posição, atrás do Chile (30º no ranking geral) e Panamá (32º), mas à frente do México (43º), Colômbia (44º), Peru (46º), Argentina (47º) e Venezuela (52º).