Logo Leandro e CIA

Biodiesel: Brasil deve produzir 1,12 bilhão de litros até 2007

Publicado em:

SÃO PAULO – O Brasil deve produzir 1,12 bilhão de litros de biodiesel até 2007, garante o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Se a previsão se confirmar, o País terá superado a previsão de 840 milhões de litros, feita pelo governo, suficientes para que o Brasil atenda à exigência de adicionar 2% do biocombustível ao diesel a partir de 2008. Apesar da data prevista, a Petrobras quer vender o produto já a partir deste mês.

“Os investimentos futuros sinalizam um total de 34 usinas que até 2007 terão capacidade de produzir 1,12 bilhão de litros de biodiesel”, assegurou o ministro.

De acordo com a Lei 11.097 de 2005, a adição de 2% de biodiesel em dois anos deve saltar para 5% a partir de 2013.

Produção baixará os custos do combustível
Além de a alternativa ser estratégica para o mercado mundial, uma vez que o petróleo não se trata de uma fonte renovável, o ministro disse que o biocombustível será importante para o consumo interno.

Ele diz que a produção espalhada em vários cantos do País diminuirá os custos com transporte, que faz o combustível chegar aos municípios do Norte valendo três vezes seu preço original.

“No Norte leva-se algumas vezes 37 dias para levar o óleo diesel a partir de Manaus até o limite do Brasil com a Colômbia”, explicou Rondeau.

Países em desenvolvimento podem se beneficiar
Durante a assinatura do acordo entre a Petrobras e as empresas que vão fornecer o biodiesel, na última sexta-feira (03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o combustível fortalecerá os países em desenvolvimento.

“Eu acho que a África e a América Latina têm no biodiesel a solução para oferecer ao mundo desenvolvido uma alternativa menos poluente, mais geradora de empregos, portanto, com mais distribuição de riqueza e, sobretudo, uma coisa que pode distribuir a riqueza no mundo com muito mais justiça”, afirmou.

“A pesquisa é condição [indispensável] para o Brasil consolidar a sua posição de país que apresenta ao mundo, no Século 21, a mais sólida alternativa para o trânsito dos nossos carros e ônibus e tantas outras coisas”.

Parcerias internacionais
Lula espera que as empresas brasileiras firmem parcerias com as estrangeiras para substituir gradativamente o petróleo por biodiesel, combustível descoberto por um pesquisador cearense há 22 anos.

As informações são da Agência Brasil.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: