Notícias


Aposentados com mais de um mínimo recebem aumento de 5%

Os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima de 1 salário-mínimo (R$ 350) terão reajuste de 5% a partir do próximo pagamento, em maio. O aumento atingirá 8,3 milhões dos 24 milhões de beneficiários da Previdência Social.

Este é o primeiro aumento real desde 1997. Até então, o governo usava o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para o reajuste dos benefícios, que, entre maio de 2005 e março de 2006 ficou em 3,11%.

O acordo, fechado nesta quinta-feira entre governo e sindicalistas, também prevê a antecipação do pagamento de 13º salário de dezembro para setembro. No próximo ano, o 13° salário entrará na conta do aposentado em julho. O governo também subsidiará 95% dos medicamentos de uso contínuo, usado no tratamento de hipertensão e diabetes, através das farmácias populares.

Durante a reunião, o governo também se comprometeu a regulamentar o Estatuto do Idoso e a criar uma comissão permanente integrada por governo e sindicalistas para discutir a recomposição do poder de compra dos aposentados a médio e longo prazos.

As medidas foram consideradas “um grande avanço” pelo presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Batista Inocentini.