Notícias


Agronegócio da mamona é tema de cartilha

Logomarca do veículo

Sebrae no Piauí lança a publicação nesta quinta (14) com objetivo de estimular o trabalho de agricultores familiares

Suzana Prado

Teresina – Nesta quinta-feira (14), o Sebrae no Piauí lança uma cartilha que traz todo o processo de cultivo da mamona consorciada com o feijão caupi. A técnica é utilizada em municípios do sudoeste do Estado, com foco na produção de biodiesel da mamona.

No total, em 23 municípios da região é desenvolvido projeto pelo Sebrae/PI, em parceria com o governo Federal, o Banco do Brasil e as prefeituras. Esse trabalho vem garantindo resultados satisfatórios para 4,6 mil agricultores familiares atendidos pelo projeto.

"A cartilha ensina todo o processo de preparação do solo e plantio da mamona e do feijão caupi. Esse consórcio de culturas tem dado certo porque também não prejudica o solo e garante uma boa produtividade, principalmente para a fabricação do biodiesel da mamona", diz a gerente de Carteira de Projetos Territoriais, Ana Lúcia Pereira.

Ela explica que o objetivo do Sebrae é fornecer mais uma ferramenta aos agricultores e aos Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR), que atuam no projeto. "Queremos enriquecer o universo de informações para essas que pessoas aprendam e tornem essa atividade uma ação empreendedora", destaca. A cartilha será distribuída gratuitamente.

O agronegócio da mamona é apresentado pelo Sebrae/PI durante o Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, que acontece até o dia 15 deste mês no Rio Poty Hotel em Teresina. O lançamento da cartilha acontece dentro da programação do evento que prossegue até o sábado (15), no Rio Poty Hotel em Teresina.

No congresso, o estande do Sebrae apresenta projetos de cajucultura, apicultura, artesanato, turismo e do agronegócio da mamona. São produtos apícolas produzidos no Estado como o mel em sachês; na cajucultura estão expostos a cajuína e a castanha; há exposição de peças artesanais e distribuição de folheteria sobre os principais destinos turísticos do Estado. O congresso é realizado pelo governo do Piauí, Sebrae/PI e Embrapa.

Serviço:
Gerência de Carteira de Projetos Territoriais do Sebrae/PI – (86) 3216-1387
Gerente Ana Lucia Pereira – (86) 8815-9485