Notícias


2ª fase da Nota Fiscal Eletrônica começa em julho

A segunda fase do projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica irá iniciar em julho, quando mais cinco estados irão aderir ao projeto – Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Maranhão. A primeira fase está em andamento desde abril e tem a participação de 19 empresas de grande porte e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

No entanto, segundo a Receita Federal, nenhuma empresa será obrigada a adotar esse tipo de emissão de nota, já que ele exige investimentos que a maioria das empresas de médio porte não tem condições de fazer imediatamente.

De acordo com nota do site InfoMoney, essa nova modalidade de controle visa a integração administrativa e fiscal das empresas, além da integração tributária entre estados, municípios e a própria Receita Federal. A intenção é unificar informações nas três instâncias e eliminar a burocracia, já que toda documentação irá tramitar eletronicamente.

Por conta disso, será necessário o uso da certificação digital, já que sonegação, fraudes e roubo de informações não podem fazer parte do processo. Ao contrário, o esperado é que as fraudes e a sonegação sejam reduzidas praticamente a zero.