Artigos

Diferença de Contabilidade Digital e Contabilidade Tradicional

Luiz Corrêa



A contabilidade digitalé uma modalidade de serviços contábeis relativamente nova no mercado brasileiro. Ela surgiu como uma solução ao crescimento de necessidades específicas por parte de diversas empresas do país, que precisavam de profissionais cada vez mais presentes nas estratégias de negócio.



Nesse cenário, no qual os contadores começaram a entender a importância da contabilidade consultiva para os seus clientes, a incorporação de novas tecnologias aos seus escritórios se tornou algo essencial para ganhar destaque e preferência.

Portanto, se você quer saber as principais diferenças entre a contabilidade tradicional e essa nova categoria, continue a leitura do nosso artigo e entenda como é possível agregar muito mais valor aos seus serviços!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digitalé uma modalidade de negócio contábil que se propõe a utilizar tecnologia da informação. Isso para automatizar as atividades e serviços que o contador desempenha.

Ela é feita através da integração de sistemas, utilizando softwares que agilizam desde a escrituração até a demonstração. Dessa forma, libera tempo para que o profissional exerça outras atividades-chave para o sucesso do cliente, como a contabilidade consultiva.

E a contabilidade tradicional?

Por outro lado, a contabilidade tradicional é aquela que diz respeito as informações repassadas para agentes externos à empresa, como: bancos, fornecedores, governo e outros interessados.

Normalmente, não há uma integração de sistema entre o escritório de contabilidade e as outras partes da empresa. Isso faz com que dados e documentos físicos sejam necessários.

Além disso, não há uma preocupação com o gerenciamento interno da organização (funcionários, gestores e acionistas). Sobretudo, por causa da falta de otimização de tempo dos profissionais.

Quais as diferenças entre contabilidade digital e online?

Como falamos no início do artigo, é essencial que não se confunda a contabilidade digital com a contabilidade online. Portanto, neste tópico deixaremos mais explícitas as diferenças entre essas duas modalidades.

Enquanto a contabilidade online foca em diminuir os custos dos serviços contábeis, a contabilidade digitaltem o objetivo de mostrar maior eficiência operacional. Isso inclui a implementação da contabilidade consultiva para focar na performance e nos resultados dos seus clientes.

A primeira modalidade consegue alcançar a diminuição dos custos principalmente porque não necessita de um consultório físico. Dessa forma, não é preciso gastar dinheiro com luz, água, envio e recebimento de documentos, dentre outros.

Por outro lado, a segunda não tem tanta diferença de preço comparada com a contabilidade tradicional. Mas isso pode ser explicado pelo aumento na qualidade e quantidade dos serviços que são oferecidos.

Nesse modelo, o compromisso principal do contador é o de melhorar a gestão financeira dos seus clientes. Assim como ajudá-lo no sucesso da sua empresa.

Diferenças entre contabilidade digital e tradicional

Feita as principais definições, já podemos falar sobre as diferenças entre cada categoria de contabilidade:

Prazos

Na contabilidade tradicional, as atividades são menos automatizadas, então há mais riscos de erros e menos produtividade, alongando os prazos. No entanto, na contabilidade digital, os contadores utilizam softwares que otimizam o trabalho e controlam suas atividades por calendários inteligentes.

Atendimento ao cliente

A falta de produtividade na contabilidade tradicional, faz com que os profissionais tenham pouco tempo para lidar com os problemas de gestão financeira dos seus clientes.

Por outro lado, com a ajuda de ferramentais digitais há mais tempo livre para que eles realizem a contabilidade consultiva. Assim como, solucionem diversos problemas internos de uma organização.

Serviços

Na contabilidade tradicional, o contador basicamente tem o papel de informante de saldos e zelador de assuntos fiscais. Enquanto na digital ele passa a ter uma responsabilidade muito maior. Ele age como um “tradutor de dados” e tomando a frente em estratégias e decisões administrativas.

Com essas informações, é possível ver que a modalidade digital consegue oferecer serviços muito mais completos para os clientes. Principalmente porque possibilitam a realização da contabilidade consultiva.

BPO Financeiro: uma tendência da contabilidade digital

Sabendo que a contabilidade digital possui uma demanda grande no mercado, os profissionais contábeis precisam estar por dentro das tendências que fazem parte dessa modalidade, para se mostrarem ainda mais atualizados e competitivos.

Uma das maiores novidades que surgiu nesse ramo foi o chamado BPO financeiro – que pode ser definido como a terceirização das tarefas financeiras de um negócio.

Basicamente, o BPO financeiro é quando uma empresa abre mão de ter uma área financeira própria para contratar uma outra empresa, deixando-a a cargo de toda a gestão financeira.

Enquanto o cliente reduz custos através dessa estratégia, o escritório contábil que implanta o BPO financeiro consegue alcançar uma gama maior de empresas-clientes e ainda garante uma produtividade enorme para sua equipe.

Portanto, agora que você sabe todas as características da contabilidade digital e entende como ela se diferencia do que era feito tradicionalmente, comece a se atualizar como profissional – seja você empregado de uma empresa, seja dono de um escritório contábil – para não ficar atrás da concorrência e perder lugar no mercado!

Um forte abraço e até a próxima!