Logo Leandro e CIA

Estrutura das Demonstrações Contábeis e notas explicativas

Publicado em:

CONTABILIDADE NA TV

 

 

 

Carla Lidiane Müller

A contabilidade usa das demonstrações contábeis, também conhecidas como demonstrações financeiras para visualizar como está a situação econômica e financeira de uma empresa, bem como ajudar os gestores na tomada de decisão.

Mas para que uma demonstração contábil possa ser elaborada dentro dos conceitos e estruturas corretas é necessário um profissional bem preparado por trás disso.

A elaboração das demonstrações contábeis e notas explicativas envolve vários níveis de profissionais da área contábil, desde os assistentes, auditores, contadores, técnicos em contabilidade e sócios.

As pequenas e médias empresas devem sempre observar as regras encontradas na NBCTG 1000, para que as demonstrações contábeis fiquem em concordância com as normas brasileiras de contabilidade.

Afinal, ao fim de cada exercício social, é a estes profissionais que fica a responsabilidade pela elaboração de várias demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial, Demonstração de Lucros ou Prejuízos (DLPA), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), e caso a companhia for aberta, a demonstração do valor adicionado (DVA).

Com as recentes mudanças no universo contábil o papel do profissional da contabilidade está sendo cada vez mais visto com respeito e reconhecimento pela sociedade. A profissão está crescendo e se qualificando cada dia mais, podendo ser reconhecida hoje como uma das profissões mais fortes do país, tendo até mesmo cada vez mais peso politico.

Portanto esse profissional por todas os vieses precisa ser muito qualificado. Deve sempre zelar pelas leis que regem as normas contábeis, visando a melhoria dos serviços de forma ética e moral.

Muitas mudanças vem acontecendo para quem elabora as demonstrações contábeis, e um ponto relevante a ser apontado é a digitalização das informações enviadas ao fisco.

A era do papel está se acabando, e com a vinda das informações por meio digital poderemos ter obrigações acessórias cada vez mais consistentes confiáveis e transparantes.

Por isso é dever do profissional contábil manter-se em constante renovação, tendo sempre como missão os princípios contábeis para correta elaboração das demonstrações financeiras das entidades.