Logo Leandro e CIA

Contabilidade – Fichas de controle de bens do Ativo Imobilizado

Publicado em:

O controle do patrimônio da entidade é atribuição da Contabilidade. Para tanto, além da escrituração contábil, torna-se necessária a criação de alguns controles extracontábeis, tais como os dos bens do Ativo Imobilizado e da respectiva depreciação.

Na escrituração contábil, os registros dos bens do Ativo Imobilizado não figuram suficientemente individualizados.

No Livro Razão, temos, por exemplo, as contas “Veículos”, “Móveis e Utensílios” etc., que registram bens de mesma natureza, adquiridos pela empresa ao longo dos anos.

A inconveniência dessa não-individualização surge no momento de efetuar-se a baixa de determinado bem, pois, para efeito de apuração do ganho ou da perda de capital em função da baixa, é necessário que se saiba, no mínimo, a data e o valor da aquisição do bem.

Como na prática torna-se difícil obter os dados de determinado bem do Ativo Imobilizado diretamente da escrituração contábil, é indispensável, inclusive para efeitos fiscais, que a empresa mantenha registros extracontábeis que permitam identificar os bens, determinar a data e o custo de aquisição, assim como os posteriores acréscimos e baixas parciais a eles referentes.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?